terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As Posições

No Futsal moderno os jogadores ocupam várias posições, jogam, normalmente, sem posição fixa. O importante é que o atleta desempenhe a função determinada pelo treinador. Para isto deve o atleta treinar em todas as funções. Todas as funções e posições têm suas características próprias e para isto devemos treina-las especificamente. Existem 4 funções no Futsal: Guarda-Redes, Fixo, Ala e Pivot.

FUNÇÃO DO GUARDA-REDES

Talvez seja o jogador mais importante da equipa, deve coordenar a equipa, pois joga de frente para o adversário. Hoje também, têm de saber usar os pés a fim de passar e rematar. Lançar com as mãos e reposição rápida com a bola é fundamental para o guarda-redes. Deve orientar a sua equipa sempre. Deve saber os movimentos táticos, principalmente os de saída de bola e dar cobertura ao sistema defensivo. A atenção é primordial para esta posição.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, impulsão, velocidade de reacção.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - pega, habilidade com as mãos, queda e rolamento, reposição e lançamento com as mãos, passe e remate.

CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS - colocação, saída de bola, entrosamento com a defesa, reposição rápida de bola, armação de jogadas com pé e mão.

CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - liderança, coragem, controlo emocional, atenção, concentração, tranquilidade e iniciativa.

FUNÇÃO DO FIXO

Geralmente é o atleta encarregue de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje também são criadores de jogadas, com bom remate de longa distância. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e cobertura. O fixo deve ter bom sincronismo com os alas e com o guarda-redes na marcação. O pivot adversário é quem marca o fixo, por isto ele deve saber deslocar-se, para sair nas costas do adversário e criar situações de vantagem no ataque. Antecipação é fundamental para ser um bom fixo.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os fixos devem ter agilidade, impulsão, força, coordenação e velocidade de reacção.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - antecipação, marcação, remate, passe e deslocamentos.

CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS - colocação, entrosamento com o guarda-redes, noção de cobertura, domínio da antecipação, saber usar o corpo e noção de ocupação de espaço.

CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - coragem, controlo emocional, tranquilidade, decisão, determinação e iniciativa.


FUNÇÃO DOS ALAS

São responsáveis pelo desenrolar das jogadas. Devem deslocar-se constantemente, com ou sem bola. É importante ter na equipa sempre um jogador destro e um canhoto em cada ala. Normalmente os alas jogam em posições invertidas (ala direito no lado esquerdo e ala esquerda no lado direito). Os alas devem ser jogadores que utilizam bem os espaços vazios da equipa, com grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controlo de bola, dribles e boa finalização são características importantes para os alas.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os alas devem ter: agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia, coordenação, força e velocidade.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - drible, passe, deslocamentos, condução, remate e marcação.

CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS - desenrolar das jogadas, coberturas, atacar e defender, boa finalização, criatividade e visão de jogo.

CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - coragem, combatividade, controlo emocional, agressividade, determinação e iniciativa.

FUNÇÃO DO PIVOT

Quase sempre é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a procteção da bola de costas. É importante para o pivot saber o tempo certo de passar a bola para os seus companheiros. Hoje, o pivot têm que se preocupar com a marcação, pois é dele a primeiro linha defensiva. Existem pivot de referência (mais parado na frente) e pivot de movimentação (deslocam-se pelo campo).

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os pivot devem ter agilidade, força, equilíbrio, impulsão e velocidade de reação.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - controlo de bola, drible, finalização, passe, recepção, finta, deslocamento lateral e antecipação.

CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS - colocação, criar espaços, servir os companheiros, primeiro combate, movimentação e conclusão.

CARACTERÍSTICAS PSCICOLÓGICAS - decisão, determinação, coragem, personalidade e agressividade.

8 comentários: